quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Gestar - 2009

Trabalhando com linguagem verbal e não- verbal – TP5

Interessante o avançando na prática do TP5, p.93. Apliquei com os meus alunos de 8º ano o mesmo anúncio sugerido e também as sugestões, após os alunos , em dupla, elaboraram anúncios publicitários utilizando a linguagem verbal e a não-verbal.
Como tema: A água.
Utilizaram a internet na escola para procurar mais informações e assim produziram folhetos que colaram pela escola para alertar os demais alunos sobre os problemas advindos da escassez de água no Planeta.

Coesão textual- p.123- TP5 –Alunos do 9º ano

Os alunos acham bem difícil trabalhar a coesão textual, por isso mesmo, é bem importante enfatizar o conteúdo .

Apliquei o texto: Governo do Amazonas anuncia criação de novas áreas de preservação. E as perguntas referentes a ele. A maioria dos alunos não conseguia fazer sem ajuda, também foi necessário esclarecer o que é pronome,nesse caso o relativo “que”.

Os alunos já tiveram um pouco mais de facilidade quando trabalhei com o texto seguinte: Segredos da seda, p. 143 do mesmo TP5

Apliquei o último texto com os alunos do 3º ano do ensino médio para iniciarmos a coesão textual, que dificuldade. A turma do dia conseguiu superar as dificuldades, mas os alunos da noite , grande parte deles, não conseguem indicar o referente do pronome Ele, que inicia o texto. Por isso as dificuldades de interpretar um texto!

Processos de leitura – TP4

Apliquei o texto Nossas cidades, p.76, com os 8º anos, como pré-leitura, coloquei no quadro o título do texto e sugeri que os alunos falassem de que cidade eram naturais, sobre os motivos da mudança para Igrejinha, sobre os problemas da cidade(Igrejinha), sobre o que eles acham que a cidade tem de bom. No começo, estavam um pouco acanhados, mas depois cada um queria contar mais coisas.
Depois da longa conversa, distribui o texto para leitura individual, após oral pelos alunos e passei as atividades sobre o texto no quadro conforme sugestão do TP.

Avançando na prática- TP4 , p.131

Diversifiquei um pouco, utilizei o texto do Luís Fernando Veríssimo, Os preguiçosos, Fiz xérox do texto desordenado, dividi a turma em grupos e apliquei a técnica do texto formiga. Após os alunos colocaram em ordem o texto, a ordem deles, e encenaram para a turma conforme haviam ordenado.Depois de todas apresentações li o texto original. Os alunos adoraram!

A construção da argumentação- TP6, p.15

Gostei das atividades desenvolvidas nas páginas 15 e 17, pois envolve também, além da argumentação a linguagem não-verbal e verbal, sem falar que o aluno terá que fazer inferências. As duas atividades foram trabalhadas com alunos do 9º ano, o texto publicitário chamou mais a atenção do que as tirinhas. Para dar continuidade as atividades, apliquei a atividade 4, que é um texto bem curtinho e explicitei a ideia de tese e argumentos, para então poder produzir textos argumentativos( Avançando na prática), em primeiro lugar em grupos, os alunos levaram lâminas e canetas para retroprojetor e escreveram seus textos, o tema desenvolvido foi: Os professores exigem muito de seus alunos ou não? O tema foi evocado em algumas discussões em sala de aula. Após, lemos os textos dos grupos no retroprojetor.

Além de todas essas atividades, apliquei com os 7º anos também o avançando na prática da p.141, que trabalha com o uso de gírias, criamos um dicionário de gírias de cada uma das turmas. Cada grupo digitou na sala de informática as suas gírias e organizamos em ordem alfabética um pequeno dicionário para colar na sala de aula, assim os outros alunos também poderiam conferir, já que temos salas temáticas.

Já com os alunos de oitavo ano apliquei o enlace de ideias do AAA5, p.95.

1º Disse a eles que faríamos um teste oral, fui fazendo as perguntas oralmente e eles tinham que escrever a resposta no caderno, ficaram bastante intrigados com as perguntas. Após, eu ditei as perguntas da parte b, que eles tinham que relacionar com as primeiras respostas. Riram muito! Então construíram detalhadamente a história do Enlace matrimonial. Na outra aula, continuaram as risadas, pois lemos os texto, todos faziam questão de ler o seu.

Trabalhando com o TP 3


Trabalhei com os meus alunos de 7º ano o seguinte jogo do avançando na prática, p.109, fiz algumas alterações, pois eu já aplicava a técnica, os alunos descrevem, por escrito, um objeto sem dizer o nome e os outros tentam adivinhar. Muitos conseguem escrever e fazer o mistério necessário, mas outros logo nas primeiras linhas já deixam claro do que se trata. Eles gostam e assim trabalhamos a escrita e a oralidade.

Trabalhando com o TP 2

Leitura e interpretação do texto Osarta , p.27

Escrevi no quadro o título e pedi aos alunos que me dissessem do que se tratava a palavra e ainda, sobre o que falaria um texto com esse título. Após muito debate sem consistência, pedi que eles tentassem ler a palavra de outro jeito. Logo surgiu a palavra atraso.
Fizemos a interpretação do texto com as perguntas sugeridas, menos a letra e. Após a correção, cada aluno escreveu quando eles se sentem como o pavão em sala de aula. Depois fizemos a leitura dos textos de alguns alunos voluntários.

Interessante também é o poema Serão de Junho, p.118, que trabalhei com o nono ano:

1º leitura individual, silenciosa;
2º leitura para a classe de um voluntário;
3º interpretação do poema;
4º após, fiz uma brincadeira em que eles tinham que escrever uma mensagem para um colega de aula utilizando o exagero, hipérbole e ,se alguém não havia entendido, eu repetiria mil vezes!

Trabalhando com o TP1

Leitura e interpretação do texto Sexa, p.78

Os alunos acharam engraçado o texto.


O avançando na prática da p. 144.

Contei a história dos Três Porquinhos para eles, oralmente, e pedi que em grupos de três modificassem a história trazendo-a para o nosso dia-a-dia e a realidade dos alunos. Após lemos os textos, a mais interessante foi a que colocou o rio como o lobo, pois a cada cheia, o rio levava a casa. Muitos alunos vivem as margens do Rio Paranhana e vivenciam as enchentes

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